O Partido Liberal (PL) comandado pelo govenador Jorginho Mello em Santa Catarina está se articulando na Grande Florianópolis para garantir candidaturas a prefeito nas próximas eleições municipais, em 2028. Em Biguaçu, o partido tem sondado o nome do vice-prefeito Alexandre Martins de Souza – atualmente no Podemos – para convidá-lo a migrar para o PL e encabeçar chapa majoritária. A informação é da coluna do jornalista Paulo Rolemberg, no jornal Notícias do Dia.
Alexandre foi reeleito vice-prefeito junto com Salmir da Silva (MDB) nas eleições de outubro de 2024. A dupla recebeu mais de 70% dos votos dos biguaçuenses. Nesse contexto, Souza torna-se um candidato natural do atual grupo político que administra Biguaçu e tem despertado interesse de outras siglas partidárias – como o PL.
De acordo com fontes de Biguá News, os dois lados estão mantendo conversações para a migração não só de Alexandre para o PL, mas de boa parte do grupo para a base do Governo do Estado. O próprio prefeito Salmir já teria sido convidado a migrar para o Republicanos – partido presidido pelo deputado federal Jorge Goetten, aliado fiel de Jorginho Mello.
Diante disso, Salmir e Alexandre estão analisando todos os cenários possíveis para tomarem as decisões que embasarão seus projetos para 2026 (quando Salmir concorrerá a deputado estadual) e 2028. Salmir e seus principais articuladores políticos querem que a eventual troca de partido do prefeito e do vice se transforme também em chegada de recursos estaduais para grandes obras em Biguaçu.
As negociações estão em andamento a tal ponto que começam a sair notas na imprensa da capital, como foi o caso desta de hoje no ND+.