A Polícia Militar de Biguaçu prendeu, nesta quinta-feira de madrugada, um assaltante que arrombou uma padaria na rua Hermógenes Prazeres, no centro da cidade, e fugiu em um automóvel Renault Clio, com placas de São José. O ladrão fora flagrado, por volta da 1h10, por um morador que participa do projeto ‘vizinho solidário’. Por meio do aviso no grupo de WhatsApp, a polícia foi informada e coletou as características do suspeito e do carro.
Conforme informações repassadas pelo 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Biguaçu, na fuga, o criminoso ainda assaltou um casal que estava em um Fiat Pálio, na rua Cônego Rodolfo Machado. A jovem foi levada de refém e deixada no bairro Serraria, em São José, mas o bandido fugiu levando os pertences dela. Em rondas, viaturas do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) localizaram o Clio e os militares prenderam o homem identificado por Dilmar Roberto Ferreira, morador do bairro Ipiranga, em São José.
De acordo com informações do comandante da 11º Região da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Araújo Gomes, a integração entre polícia e comunidade foi fundamental para a rápida ação da PM e a prisão do acusado . “Com ajuda do vizinho solidário foram localizados a vítima e as testemunhas, permitindo um flagrante consistente para manter o ladrão preso”, comentou.
O projeto foi instalado no bairro Centro, em Biguaçu, há cerca de um mês, e consiste na interação entre vizinhos, através do aplicativo de troca de mensagens, com o intuito de evitar e até mesmo inibir que crimes aconteçam na comunidade que será vigiada pelos próprios moradores. Eles alertam o grupo – que é formado com a participação de pelo menos um policial – quando avistam atitudes suspeitas ou até mesmo quando flagram um assalto, como na madrugada de hoje.
“Este programa vizinho solidário está sendo gradualmente implantado em toda a Biguaçu e será implementado nos 13 municípios da Grande Florianópolis”, informou o comandante da 11ª Região.
O assaltante foi encaminhado para a Central de Plantão Policial de São José para o registro da prisão em flagrante e depois encaminhado para uma unidade prisional da região.
*Atualizada às 9h06 para acréscimo de informações