PMDB e PSD elegem a maioria dos prefeitos em santa Catarina

Publicidade

Os partidos com maior bancada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) elegeram o maior número de prefeitos no Estado, nas eleições de domingo (2). O levantamento foi realizado pela Diretoria de Comunicação Social (DCS) do Parlamento catarinense, com base nos dados disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Conforme a lista, PMDB e PSD elegeram o maior número de prefeitos: 98 e 61, respectivamente. Em seguida, veio o PP, com 46 eleitos, e o PSDB, com 38 conquistas. O PT ficou na quinta posição, com 20 prefeitos eleitos. As três cidades onde haverá segundo turno (Florianópolis, Joinville e Blumenau) não foram computadas.

Continua após a publicidade

No comparativo com eleições anteriores, no entanto, o PMDB registrou uma queda no número de prefeituras conquistadas: de 106 em 2012 para 98 em 2016. PSD, PSDB, PSB e PR registram aumento no número de eleitos no mesmo comparativo, enquanto o PT teve uma queda superior a 50% na conquista de prefeituras (confira os dados completos na tabela abaixo).

De acordo com o TRE-SC, 754 candidatos disputaram o cargo de prefeito nas eleições deste domingo. De acordo com dados fornecidos pelos diretórios estaduais, PMDB e PSD indicaram o maior número de candidatos a prefeito: 212 e 140, respectivamente. Em seguida, empatados, estiveram o PP e o PSDB, com 104 candidatos cada. O PR aparece na quinta posição, com 67, seguido do PT, com 61.

Alesc

Publicidade