A Polícia Militar Ambiental (PMA) começou, nesta quarta-feira (23), a fazer monitoramentos diários com o uso de um drone (equipamento aéreo não tripulado e com câmera acoplada) para monitorar a prática de “farra do boi” em Governador Celso Ramos.
De acordo com informações do comandante da 11ª Região de Polícia Militar, coronel Araújo Gomes, a fiscalização ocorre através de uma parceria entre a PM e a PMA – que já possui e opera os equipamentos. “Estaremos fazendo várias patrulhas de dia e de noite, por toda a região, no período em que a farra é mais comum”, informou.
Do ar, silenciosamente e com câmeras de alta resolução, a PM é capaz de encontrar os incidentes, checar rapidamente denuncias, chegar em locais isolados, identificar os envolvidos, enviar tropas e ainda coletar as provas necessárias para processar e multar as pessoas que praticarem farra do boi. “É um projeto piloto, mas as experiências prometem”, diz o coronel.
Com a chegada da Semana Santa, a farra do boi se intensifica em Santa Catarina. Entre janeiro e a terceira semana de março, por exemplo, ocorreram 56 farras no Estado, segundo levantamento da PMA. Foram contabilizados dois feridos e quatro bois recolhidos. Neste final de semana, houve uma farra interrompida pela Polícia Militar no bairro Areias de Baixo, em Governador Celso Ramos, que reuniu centenas de pessoas.
A prática é proibida no Brasil desde 1998.