Na terça-feira (12), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção a Animais Domésticos do Departamento de Investigação Criminal da Capital, em operação conjunta com a Diretora de Bem-Estar Animal, apurou denúncias de canis irregulares das raças Pitbull (identificados como American Bully), Spitz Alemão, Yorkshire e Shitzu, em Florianópolis.
Após receber registros de ocorrências acerca de suposto criador de cães da raça Pitbull, o que é proibido pela legislação catarinense (Lei Estadual nº 14.204/2017), as instituições verificaram o local, tomando as providências cabíveis nas suas esferas de atribuições.
Na denúncia envolvendo supostos Pitbulls, no bairro Ingleses, constatou-se uma fêmea e filhotes da raça American Bully, os quais necessitavam melhorias nas condições de saúde e de ambiente. No que tange ao local envolvendo as raças Spitz Alemão, Yorkshire e Shitzu, no bairro Córrego Grande, verificou-se que os cães aparentavam boas condições de saúde, mas o ambiente precisava de adequações.
Todos os animais foram microchipados e receberam atendimento médico-veterinário pela equipe da Diretoria de Bem-Estar Animal da Capital já no local, sendo que, como os tutores negaram a atividade de comercialização, o que demandaria regulamentação específica, foram notificados para as devidas adequações no ambiente e promoverão a castração dos animais no órgão municipal.
Os casos seguem em acompanhamento e, findo o prazo firmado, serão verificadas as adequações em retorno de diligências.