A Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, realizou na madrugada desta sexta-feira (12) a Operação Voisin, na comunidade do Pasto do Gado, em Florianópolis, para o cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão e outros nove de prisões temporárias. A operação tem como foco o combate às facções criminosas que agem naquela comunidade.
A operação foi concluída com a apreensão de 5 kg de maconha, 350 comprimidos de ecstasy, diversos celulares apreendidos, livros de contabilidade do tráfico, algumas cartas e valores miúdos. Foram presas cinco pessoas e lavrados três flagrantes.
Segundo o delegado João Adolpho Fleury, que coordenou o trabalho, a ação foi desencadeada após uma série de diligências conduzidas por policiais da Central de Investigação do Continente (CICON).
Com as investigações foi possível identificar e reunir indícios de autoria e materialidade contra os supostos principais líderes que seriam responsáveis pelos crimes de tráfico de drogas, além de integrar organização criminosa e de posse/porte de arma de fogo. Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal da Região Metropolitana de Florianópolis.
O nome da operação faz referência às técnicas de pastoreio desenvolvidas por André Voisin, cientista e pesquisador francês. Por ter sido aplicada na comunidade “Pasto do Gado”, a operação recebeu o nome de Voisin.
Além da Polícia Militar, através do 22º Batalhão, a Operação Voisin teve o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), Central de Investigação Leste/Sul (CILS), Delegacia de Homicídios da Capital (DH), DPCO da Palhoça e Serviço de Investigação Criminal (SIC) do Complexo do Continente, mais a Divisão de Operações com Cães e Escolta do Deap.