A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 3ª Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção, deflagrou operação policial “Praga”, destinada a desmantelar um grupo criminoso formado para fraudar licitações e lavar dinheiro em diversos municípios catarinenses. No total, sete pessoas foram presas: em Curitiba (3), Florianópolis (1), Lages (1), Criciúma (1) e Victor Graeff/RS (1).
Em Biguaçu, os investigadores cumpriram um mandado de busca na casa de um empresário suspeito de participar do esquema. O nome dele não foi informado pela assessoria da polícia. Não houve nenhum mandado contra órgãos públicos da administração municipal de Biguaçu.
Segundo a investigação, os agentes vêm, ao longo de anos, fraudando o caráter competitivo de diversas licitações/pregões cujo objeto é contratar serviços do ramo de desratização, dedetização e correlatos, além de realizar manobras de ocultação de seus patrimônios.
No dia de hoje, foram cumpridos mais de 50 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão em cidades de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Houve o bloqueio judicial de cerca de R$ 1 milhão das contas dos investigados, bem como foram sequestrados 5 veículos de luxo.
Participaram da operação mais de 150 policiais civis de diversas divisões da DEIC, CECOR, SAER e das regiões de Criciúma, São Joaquim, Rio do Campo, Canoinhas, Jaraguá do Sul, Mafra, Fraiburgo, Joinville e São Bento do Sul, além das Polícias Civis de São Paulo e do Paraná.