Polícia cumpre mandado em Biguaçu em operação nacional contra pedofilia

Publicidade

A Polícia Civil está cumprindo 11 mandados de busca e apreensão em sete cidades de Santa Catarina – entre elas Biguaçu – em uma mega operação de âmbito nacional contra a pedofilia, deflagrada nesta sexta-feira, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Não foi informado pela polícia contra quem fora expedida a ordem judicial no município.

Outras buscas no Estado são feitas em Canoinhas, Criciúma, Itajaí, Lages, São José e Palhoça. Em todo o Brasil, a Operação Luz na Infância mobilizou 1,1 mil policiais em 24 estados e no Distrito Federal. Segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) – vinculada ao Ministério da Justiça – esta é uma das maiores ações mundiais contra a pedofilia.

Continua após a publicidade

Os alvos da operação foram identificados após seis meses de investigações conjuntas da Senasp, com agências de inteligência das secretarias estaduais de segurança pública e polícias civis, com a colaboração da embaixada dos Estados Unidos. Com base nessas informações e evidências coletadas em ambientes virtuais, a Polícia Civil instaurou inquéritos policiais e representou por buscas e apreensões junto ao Poder Judiciário, visando apreender computadores e dispositivos onde estão armazenados os conteúdos de pedofilia, indiciar e prender os criminosos.

IGP de Santa Catarina faz perícias em aparelhos de suspeitos (Foto: Polícia Civil)

Os investigadores mapearam a ação dos pedófilos na internet – ambiente que, segundo a Senasp, facilita a conduta criminosa de adultos que buscam atrair crianças e adolescentes. “O complexo ambiente da internet e a ausência de fronteiras no mundo virtual são elementos que propiciam terreno fértil à atuação desses criminosos”, informa a Senasp, em nota.

Um balanço preliminar da operação vai ser divulgado pelo ministro da Justiça, Torquato Jardim, em entrevista coletiva, ainda nesta sexta-feira.

Publicidade