A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de São José, deflagrou operação, na quarta-feira (31), com o objetivo de angariar elementos para Inquérito Policial que apura a prática dos crimes de extorsão, contra a economia popular (agiotagem), bem como lavagem de capitais.
As investigações tiveram início mediante o comparecimento de uma vítima até a DIC de São José em novembro de 2023, em razão das fortes e constantes ameaças que sofreram em decorrência do inadimplemento do empréstimo realizado com os autores, os quais além de cobrarem juros excessivos, também exigiam multa por dia de atraso.
Com efeito, no decorrer das diligências foram constatadas outras vítimas dos crimes praticados pelos autores, bem como se constatou que os investigados utilizam terceiros indivíduos como “laranjas”, a fim de movimentarem dinheiro e compra de bens.
Dessa forma, após representar ao Poder Judiciário pelas medidas cabíveis, restaram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, mandado de prisão preventiva em desfavor de um dos autores, bem como o sequestro de um veículo BMW, modelo 320i., ano 2021. Ademais, diversos objetos de interesse investigativo restaram apreendidos. Ressalta-se que as investigações seguem em andamento.
A operação contou com o apoio de policiais das Delegacias Especializadas de Homicídios e Estelionato da Capital, bem como da 1ª, 5ª, 7ª, 8ª e 10ª Delegacias de Polícia de Florianópolis.