A Polícia Civil de Santa Catarina realizou, na terça-feira (3), uma operação policial em Cuiabá (MT), com o objetivo de desarticular uma quadrilha envolvida em golpes de falso intermediário em sites de compra e venda. A ação resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços de investigados na capital mato-grossense e região metropolitana.
Durante as diligências, foram apreendidos diversos celulares, aparelhos eletrônicos, cartões bancários e materiais que podem fornecer importantes elementos de prova para a continuidade das investigações. Os itens recolhidos serão analisados e podem ser determinantes para a segunda fase da operação, visando a identificação dos demais suspeitos e a responsabilização dos envolvidos.
O golpe investigado envolve a atuação de falsos intermediários em transações comerciais, realizadas em plataformas digitais, em vendas fraudulentas de veículos, em que criminosos se apresentam como intermediários para facilitar vendas e pagamentos, mas acabam lesando as vítimas, que não recebem os produtos adquiridos ou têm seus dados bancários comprometidos.
A operação desta terça-feira, por meio da 6ª Delegacia de Polícia de Joinville em conjunto com a Delegacia de Estelionato de Cuiabá, é mais um avanço no combate a crimes cibernéticos e fraudes online, um dos focos das Polícias Civis Catarinense e Matogrossense. As investigações prosseguem e a Polícia Civil reafirma seu compromisso em esclarecer os fatos e responsabilizar todos os envolvidos.
A Polícia Civil orienta a população a redobrar a atenção ao realizar transações online, especialmente em plataformas de compra e venda e a denunciar qualquer prática criminosa à autoridade policial.