A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Proteção Animal da Grande Florianópolis, concluiu inquérito policial de crime de maus-tratos qualificado contra gatos, os quais foram abandonados pela tutora em local insalubre, no bairro Ipiranga, em São José.
O caso ganhou repercussão após o cumprimento de ordem judicial de despejo em razão da omissão por parte da responsável pelos animais. A Diretoria de Bem-Estar Animal de São José necessitou resgatar 125 gatos da sua antiga residência.
Após o trâmite do procedimento policial, com obtenção de imagens, oitivas de testemunhas, juntada de laudos médicos-veterinários e sanitários, bem como interrogatório da suspeita, a autoridade policial concluiu pelo indiciamento da tutora, pois restou apurado que a mulher fora negligente nos cuidados com os animais, os quais viviam em superpopulação, sem controle reprodutivo; sem acesso à alimentação, água limpa e local para descanso adequados; bem como em meio à extrema sujidade de fezes, urina e insetos diversos.
Finalizado o procedimento na Divisão de Proteção Animal, o inquérito policial foi remetido ao Poder Judiciário. Já os gatos resgatados estão sob tutela da DIBEA de São José, sendo que, após a conclusão dos trâmites pós-resgate, com a realização de exames, vacinação e castração, serão disponibilizados para adoção responsável.