Nesta semana, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Proteção Animal da Grande Florianópolis, em operação conjunta com a Diretoria de Bem-Estar Animal da Capital verificou três denúncias de maus-tratos em canis irregulares das raças boxer, labrador, shih-tzu, bulldog francês, pug e lulu da pomerânia em Florianópolis.
Após receber registros de ocorrência acerca de supostos criadores de cães em estabelecimentos não regularizados, afirmando que os animais estavam em situação de maus-tratos, as instituições verificaram os locais, tomando as providências cabíveis nas suas esferas de atribuições.
Com relação à regularização da atividade de canil, foram exigidos os documentos cabíveis pelo órgão de fiscalização, tais como alvarás de vigilância sanitária e de zoneamento urbano, médico-veterinário responsável e carteiras de vacinação dos animais.
Sobre eventuais situações de maus-tratos, os médicos-veterinários presentes constataram que os animais encontravam-se em boas condições de saúde, não se evidenciando, portanto, necessidade imediata de resgate. Todavia, foram expedidas as devidas notificações para algumas adequações necessárias nos ambientes, com prazo para ajuste, o que será verificado em retorno de diligências