As polícias Civil e Militar fazem, na manhã desta terça-feira (27), uma operação no Morro do Caju, no bairro Monte Verde, em Florianópolis. Até as 7h30, conforme o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Marcos Ghizoni, ao menos oito pessoas haviam sido presas. Os acessos à comunidade foram fechados para a ação e carros são abordados pela polícia.
A operação começou às 5h e os trabalhos no morro ocorreram por volta das 6h. Foram deslocados mais de 200 policiais civis para a ação, com acompanhamento do helicóptero da Polícia Militar. “A operação foi batizada de Monte Seguro, que tem como objetivo prender os responsáveis por tráfico do morro e assaltos de grande porte”, disse o delegado Ghizoni.
Os suspeitos também são investigados por vínculo com organizações criminosas e porte ilegal de arma de fogo. Ao todo, foram expedidos 16 mandados de prisão pela Justiça, mas 14 serão cumpridos segundo Ghizoni.
Operação “Monte Seguro”
Foram também expedidos mais de 40 mandados de busca e apreensão, conforme a Polícia Civil. A investigação durou 30 dias e é de responsabilidade da Central de Investigação do Continente, coordenada pelo delegado João Fleury.
Outras operações
Na última quinta-feira (22) foi feita outra operação no mesmo local, mas com coordenação da Polícia Militar, logo após a troca de comando com a posse do comandante Araújo Gomes. Na data, foram presas duas pessoas e apreendido um adolescente. Um homem morreu em conflito.
Outras operações na cidade nas últimas semanas tem resultado em prisões de suspeitos e mortos em confronto com a PM. Na sexta-feira (23), um morreu, sete foram presos e um adolescente apreendido durante uma operação no Morro do Horácio e na comunidade Santa Tereza.
No dia 20, bandidos colocaram fogo em cinco carros e um ônibus, e fizeram barricadas em diferentes bairros da cidade. Os crimes foram cometidos em retaliação a duas operações policiais no Morro do Mosquito, no bairro Vargem do Bom Jesus, no Norte da Ilha, diz a SSP.