Governador Celso Ramos vai começar a temporada de verão com uma ótima notícia. A Praia Grande (Caravelas) recebeu o Prêmio Bandeira Azul pelo oitavo ano consecutivo. O resultado do Juri Internacional foi divulgado nesta terça-feira (26/09), no site oficial do Instituto Ambientes em Redes, que opera o Programa Bandeira Azul no Brasil. A publicação lista as 42 praias e marinas brasileiras que receberam o direito de hastear a bandeira.
A certificação é para temporada 2023/2024, com validade até 01 novembro de 2024. A entrega da bandeira ao município acontecerá na cerimônia de entrega nacional, em 27 de outubro, na Tedesco Marina, em Balneário Camboriú.
Em breve será definida a data para a solenidade de hasteamento no município, que deve receber a presença de autoridades municipais, do grupo gestor municipal e da coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul e Instituto Ambientes em Rede, Leana Bernardi.
No município, a gestão do Bandeira Azul é efetuada pela assessora da Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV), Kamilla C. Freitas Matos, em parceria com as secretarias de Turismo e Eventos e Comunicação e Mídias Sociais, da Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Essa equipe fica encarregada por garantir o cumprimento de todos os critérios para que a praia obtenha a Certificação Internacional Bandeira Azul anualmente.
SOBRE A CERTIFICAÇÃO
A certificação internacional Bandeira Azul é concedida às praias e marinas que atendem a critérios, como qualidade da água, educação ambiental e oferta de serviços aos usuários, estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE).
Para chegar à avaliação internacional, a Praia Grande (Caravelas) passou por um júri nacional composto por representantes do Ministério do Turismo (MTur), do Instituto Ambientes em Rede (IAR), da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), da Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, da Fundação SOS Mata Atlântica, da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA).
Esse grupo avaliou o cumprimento dos critérios estabelecidos pelo programa para a gestão de praias e marinas. Para se qualificar para o Bandeira Azul, a candidata precisa atender, manter e comprovar anualmente a uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.
Este ano, o júri internacional aprovou 31 praias e 11 marinas para receber a premiação (veja a lista completa).
8º ANO CONSECUTIVO
Com a aprovação pelo júri internacional, a Praia Grande (Caravelas) ganhou o selo ambiental pela oitava vez consecutiva. As outras premiações aconteceram nas temporadas 2016/2017, 2017/2018, 2018/2019, 2019/2020, 2019/2020, 2021/2022 e 2022/2023.