Da Assessoria – O prefeito Ramon Wollinger foi eleito, na manhã desta sexta-feira (22), vice-presidente da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis). A eleição e posse dos novos Conselhos Executivo e Fiscal ocorreu durante a primeira Assembleia Geral Ordinária de 2019, realizada na sede da entidade, na capital.
O Conselho Executivo tem como presidente o prefeito de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini e como segundo vice-presidente, Edésio Justen, prefeito de Santo Amaro da Imperatriz. Eles foram empossados por Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis e presidente no ano anterior.
“Vamos trabalhar pelo fortalecimento dos municípios da nossa região, integrando ações de interesse coletivo e defendendo as causas municipalistas. É preciso promover o diálogo em busca de melhorias e de um serviço público com mais economia, eficiência e qualidade, e isso podemos obter de forma conjunta”, destaca Ramon.
O Conselho Fiscal da Granfpolis para 2019 é formado pelos prefeitos de Palhoça e São Pedro de Alcântara, Camilo Martins e Ernei José Stähelin e pelos presidentes das Câmaras Municipais de Florianópolis e São José, Roberto Katumi e Michel da Silva Schlemper, respectivamente.
Durante a Assembleia foi apresentado o Relatório de Atividades e a Prestação de Contas do Exercício de 2018.
Central de Atendimento aos Municípios
A primeira Assembleia da Granfpolis teve a participação do secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, que falou da preocupação da pasta em dar suporte aos municípios e apoiá-los na busca de soluções às suas demandas.
“Uma das primeiras ações do Governo do Estado foi implantar junto a Casa Civil uma Central de Atendimento para atender os 195 municípios de forma igualitária, ouvindo os prefeitos e os ensejos municipais e regionais. Vamos estreitar os laços com os municípios e desenvolver parcerias em prol do desenvolvimento e crescimento de todos”, defendeu Borba.
O secretário manifestou também a preocupação do governador Carlos Moisés da Silva na questão da mobilidade urbana na região e deu ênfase a questão do contorno rodoviário da BR 101 e ao sistema integrado de transporte público coletivo, discutido na quinta-feira (21) com prefeitos dos nove municípios que compõem a região metropolitana.
Estiveram presentes o secretário adjunto de Estado da Casa Civil, Matheus Hoffmann Machado, a secretária municipal de Planejamento e Gestão Participativa, Luana Schmit Montero, prefeitos e vereadores da região.