Prefeito e vice-prefeito de Biguaçu lamentam morte de Casildo Maldaner

Publicidade

A Prefeitura de Biguaçu lamenta com pesar a morte do ex-senador por Santa Catarina Casildo Maldaner. Ele lutava contra um câncer e estava internado desde o domingo (16) no Hospital de Caridade, em Florianópolis e faleceu na noite de segunda-feira (17) aos 79 anos.

Além de senador, Casildo Maldaner também foi governador e vice-governador de Santa Catarina, deputado federal, deputado estadual e vereador nos mais de 50 anos de carreira política.

Continua após a publicidade

Natural de Carazinho (RS), Casildo Maldaner se mudou com a família aos 2 anos de idade para Modelo, no Oeste de Santa Catarina, município onde, em 1962, aos 20 anos, foi eleito vereador. Após passagens pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina e pela Câmara dos Deputados, Casildo Maldaner governou o estado de 1990 a 1991. Vice-governador na chapa eleita em 1986, ele assumiu o comando do executivo estadual depois que um câncer tirou a vida do então governador, Pedro Ivo Campos.

Foi eleito senador da República em 1994, assumindo o mandato na 50.ª legislatura (1995-1999). Reeleito, ficou no Senado até 2003. Em 2006 foi eleito primeiro suplente do senador Raimundo Colombo (DEM-SC) e retornou à Casa em janeiro de 2011, quando Colombo renunciou ao mandato para assumir o governo de Santa Catarina.

No Senado, lutou pelo fortalecimento da Defesa Civil e por medidas de prevenção a desastres naturais. Foi relator da Comissão Temporária de Alterações no Sistema Nacional de Defesa Civil e da Medida Provisória (MP) 547/2011, que definiu a Política Nacional de Defesa Civil. Também apresentou projetos em benefício dos aposentados, das pessoas com deficiência e defendeu o fomento às energias alternativas e o fortalecimento das micros e pequenas empresas.

Casildo Maldaner era casado com Ivone e pai de três filhos — Josaine, Jandrey e Janiara.

O prefeito Salmir da Silva, o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, secretários e servidores da Prefeitura lamentam a morte e se solidarizam aos familiares e amigos de Maldaner.

Publicidade