O prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger (PSD), disse agora há pouco, que o município irá – através de uma nota técnica – autorizar que os médicos da rede municipal de saúde receitem cloroquina a pacientes com sintomas iniciais de Covid-19, principalmente aqueles que estão entre o 1º e o 5º dia de infecção – chamado de “estágio 1” da doença. Essa medida anunciada nesta segunda-feira (6) é conhecida como profilaxia (parte da medicina que estabelece atos preventivos para a preservação da saúde da população).
A Prefeitura confirmou, em boletim divulgado em rede social, a quinta morte registrada no município por Covid-19. A vítima é um homem, de 42 anos. “Eu quero salvar vidas, por isso eu quero assinar essa nota técnica para receitar a medicação no início da doença“, comentou Wollinger, que voltou a solicitar que a população tome medidas de prevenção, sobretudo uso de máscaras e higienização das mãos.
Leia também:
Biguaçu tem a 5ª morte por Covid-19 confirmada
Prefeito de Antônio Carlos testa positivo para o novo coronavírus
Decreto proibirá entrar mais de uma pessoa por família em supermercados
O uso de cloroquina ou hidroxicloroquina para tratamento de Covid-19 não é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), devido à falta de comprovação científica da eficácia do remédio contra o novo coronavírus. A droga também pode causar sérios efeitos colaterais, inclusive taquicardia (que pode levar o paciente a um infarto).
Ramon disse ter conhecimento de que a OMS não recomenda esse fármaco para essa doença, mas comentou que, com a nota técnica que irá assinar, os médicos da rede municipal deverão analisar cada paciente para decidirem se receitam ou não a cloroquina. O paciente que quiser tratar-se com a droga deverá assinar um documento concordando ter conhecimento de que ela pode causar efeitos colaterais.
Wollinger lembrou que nos últimos dias houve aumento na ocupação de leitos de UTIs na Grande Florianópolis e essa também é uma preocupação do município. Afirmou que no Hospital Regional de Biguaçu seria possível instalar mais UTIs com o apoio do Governo do Estado, mas que desde março não tem resposta da Secretaria de Estado de Saúde sobre isso.
Notícias no WhatsApp? Clique aqui: https://chat.whatsapp.com/LcIjuTus86K53EQX4uT80w