O prefeito Salmir da Silva nomeou os secretários que irão iniciar a gestão 2025-2028 na Prefeitura de Biguaçu. Os atos foram publicados no Diário Oficial dos Municípios, na terça-feira (7). O gestor manteve parte do secretariado que já estava na administração municipal e incluiu novos integrantes para reforçar o time. Confira:
- Saúde – Ana Flávia de Almeida e Silva
- Educação – Gustavo da Silva Sagas
- Administração – Magali Eliane Pereira Prazeres
- Planejamento e Gestão Participativa – Ederson Kremer de Souza
- Secetul – Cristyan Silveira Prazeres
- Obras e Infraestrutura – Paulo Rodrigo Ferreira
- Segurança Pública, Trânsito, Defesa Civil e Consumidor – André Gomes
- Assistência Social – Aline Coutinho Juanol
- Agricultura, Pesca e Aquicultura – José Carlos Marcelino
- Desenvolvimento Econômico – Ednei Muller Coelho
- Relações Institucionais – Vinícius Hamilton do Amaral
- Procuradoria-Geral – Nayara Prim
- Receita – Fabrício Debortoli
- Famabi – Marcondes Rodrigues Borba
PERFIL DOS SECRETÁRIOS
ADMINISTRAÇÃO – Magali Eliane Pereira Prazeres é técnica e graduada em Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). É pós-graduada em Gestão em Saúde Pública, Urgência e Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar, com carreira nas áreas da saúde pública, particular e assistência ao idoso. Exerceu as funções de diretora, superintendente e secretária de Saúde. Foi vereadora entre 2013 e 2020. Em 2024, assumiu a Secretaria de Administração da Prefeitura de Biguaçu.
SAÚDE – Ana Flávia de Almeida e Silva segue como secretária municipal de Saúde. É enfermeira e servidora efetiva da Secretaria de Estado da Saúde. Atua na área de gestão há mais de 20 anos, ocupando cargos como secretária de Saúde do município de São Pedro de Alcântara, coordenadora de Atenção Primária, coordenadora regional de Saúde, entre outros.
EDUCAÇÃO – Gustavo Silva Sagas continua à frente da Secretaria Municipal de Educação. É professor efetivo da Rede Estadual de Ensino, tendo já exercido a função de diretor da EBM Professora Emérita Duarte Silva e Souza e os cargos de secretário e secretário adjunto de Educação, Esporte e Cultura no município de Governador Celso Ramos.
ASSISTÊNCIA SOCIAL – Aline Coutinho Juanol é psicóloga com formação pela Estácio. Atuou como Analista de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas em empresas privadas. Em janeiro de 2024 foi empossada como conselheira tutelar de Biguaçu, cargo para qual foi eleita em outubro de 2023. Passou por capacitação promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
SEGURANÇA PÚBLICA, TRÂNSITO, DEFESA CIVIL E CONSUMIDOR – André Gomes continua como secretário. Anteriormente atuou como superintendente da Defesa Civil Municipal e na Direção Geral da Secretaria de Administração.
RECEITA – Fabrício Debortoli, 45 anos, é natural de Biguaçu. É contador e pós-graduado em Gestão Tributária pela Univali. Atua há mais de 20 anos na área financeira de grandes empresas e também já foi diretor financeiro do Porto de Imbituba e conselheiro de administração da Celesc.
PLANEJAMENTO E GESTÃO PARTICIPATIVA – Ederson Kremer de Souza segue no cargo. É graduado em Economia pela UFSC, licenciado em História e cursando Matemática pela Faveni. Possui pós-graduação em Historiografia do Brasil e tem especialização em Gerência de Cidades, Finanças, Custos, Marketing, Estratégia Empresarial, Gestão de Processos e Recursos Humanos. Já assumiu anteriormente a Secretaria Municipal da Receita.
CULTURA, ESPORTE, TURISMO E LAZER – Cristyan Silveira Prazeres é atleta, professor de Judô e Jiu-Jitsu. Possui bacharelado e licenciatura em Educação Física. Foi vereador vereador entre 2021 e 2024 e presidente da Câmara Municipal de Biguaçu em 2023. Em sua trajetória esportiva e profissional conquistou títulos estaduais, nacionais e internacionais, representando Biguaçu em competições de Judô e Jiu-Jitsu.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – Ednei Muller Coelho tem 57 anos, é formado em Administração Geral pela Univali e pós-graduando em Gestão Pública pela Unicesumar. Foi secretário do Orçamento Participativo da Prefeitura de Biguaçu entre janeiro de 2009 a abril 2012. Exerceu o cargo de vereador do município de Biguaçu entre 2013 e 2024.
OBRAS E INFRAESTRUTURA – Paulo Rodrigo Ferreira continua no comando da Secretaria de Obras. Antes já havia exercido a função de secretário adjunto da mesma pasta.
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS: – Vinicius Hamilton do Amaral, 30 anos, é advogado e possui MBA em Licitações e Contratos. Foi chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal, procurador jurídico do Poder Legislativo e secretário da Receita e de Administração da Prefeitura de Biguaçu.
PROCURADORIA JURÍDICA – Nayara Prim é advogada, graduada em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Entre 2018 e 2020 fez estágio no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Entre 2021 e 2022 advogou na área de Direito Tributário. Entre agosto de 2022 e dezembro de 2024, exerceu o cargo de Procuradora-Geral do Município de Rancho Queimado.
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE (Famabi) – Marcondes Rodrigues Borba, 36 anos, é geógrafo com bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Geopolítica e Relações Internacionais (Claretiano). Já foi superintendente da Famabi e secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Biguaçu.
AGRICULTURA E PESCA – José Carlos Marcelino segue prestando suporte aos produtores biguaçuenses, à frente da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Aquicultura. Ele também já exerceu o cargo de secretário adjunto da pasta.