Prefeitura de Biguaçu amplia sistema de vídeo-monitoramento

Publicidade

A Prefeitura de Biguaçu está ampliando o sistema de vídeo-monitoramento, com a manutenção e instalação de novas câmeras de segurança. O investimento de R$ 130.9 mil prevê a instalação de 12 novos pontos de vigilância eletrônica. Nesses pontos serão instaladas 26 novas câmeras de segurança, sendo 22 fixas e quatro do tipo Speed Dome, com captura de imagens em 360° graus.  Atualmente o município possui 11 unidades que são monitoradas pelo 24º Batalhão de Polícia Militar e, com a ampliação, o sistema será agora integrado por 37 câmeras. A meta do prefeito Ramon Wollinger (PSD) e chegar a 100 equipamentos por toda a cidade.

Os novos pontos de monitoramento foram definidos pela PM, conforme índices de ocorrências nos bairros. O mapeamento elaborado prevê a instalação das câmeras nos seguintes bairros: Bom Viver, Centro, Encruzilhada, Fundos, Jardim Carandaí, Jardim Janaína, Prado, Praia João Rosa, Saveiro e Vendaval.

Continua após a publicidade

A ampliação do número de câmeras tem o objetivo de aumentar a segurança, inibir a criminalidade e auxiliar a atuação do policiamento nos bairros. O sistema possibilitará mais eficiência no atendimento de ocorrências e proteção aos cidadãos biguaçuenses.

“O sistema de câmeras é uma importante ferramenta de prevenção, pois além de auxiliar na investigação e repressão de delitos inibe a criminalidade e situações que ponham nossos bairros em risco”, destaca Wollinger.

Além das câmeras, novos equipamentos foram adquiridos para a central de monitoramento, como disco rígido com maior capacidade de armazenamento e monitor de 49 polegadas.

Novos equipamentos também foram adquiridos para a central da PM (Foto: Paulo Rodrigo Ferreira)

“Com base nas informações levantadas pelo serviço de Inteligência do 24º BPM definimos os pontos para instalação das câmeras. Para isso consideramos a incidência de criminalidade por bairro, os pontos mais vulneráveis e possíveis rotas de fuga”, destacou o comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar de Biguaçu, 1º tenente Fernando Magalhães.

Para o tenente, “a instalação destes equipamentos é um grande avanço na segurança pública municipal e contribuirá muito para os trabalhos de prevenção e serviço de Inteligência Policial”.

Para o secretário de Administração, Daniel César da Luz, “a implantação deste sistema no município e o projeto Bem-te-vi da Secretaria de Estado de Segurança Pública é uma dessas parcerias para trazer maior segurança para todos nós”.

“Mesmo com toda dificuldade financeira e sendo responsabilidade do Estado a segurança pública, o prefeito determinou celeridade neste processo e nos deu plena liberdade em colaborar no que for possível para a segurança dos cidadãos de Biguaçu. Lembro que todas estas despesas são pagas exclusivamente pela municipalidade”, completou o secretário.

A empresa Coringa Comércio e Representação de Equipamentos Eletrônicos de Segurança Ltda., vencedora da licitação, executou a montagem das caixas de comunicação e iniciará a instalação das câmeras nos postes. Após a finalização da ligação do cabeamento de fibra ótica e rede elétrica, que deverá acontecer nas próximas semanas, o sistema estará em funcionamento.

Publicidade