Prefeitura de Biguaçu capacita 90 servidores para atendimento ao público

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Foto: Kleber Damásio
Foto: Kleber Damásio

A Prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria de Administração, realizou um curso para capacitar aproximadamente 90 servidores que atendem diretamente ao público. O curso foi viabilizado por recursos provenientes do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM), do Governo Federal. A informação é da assessoria.

Com o objetivo de aprimorar o atendimento ao público, introduzindo conceitos de postura, o curso ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Os servidores participantes são de setores que tem uma rotina diária de atendimento ao público como recepcionistas, Recursos Humanos, entre outros, visando sempre deixar o munícipe mais satisfeito com o atendimento e com suas dúvidas esclarecidas. A capacitação envolveu três turmas de aproximadamente 30 pessoas cada, com duração de 4 horas/aula durante três dias.

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Vencedor do processo licitatório, o Instituto Realiza forneceu o curso com palestras, incluindo material didático. Também foram promovidas atividades dinâmicas.

Segundo a palestrante, “nós, do Instituto Realiza, Denise Zimmermann e Eunice Ribeiro, realizamos o evento de desenvolvimento do atendimento ao cidadão, denominado “Faço a diferença! Faço mesmo?”. Esse treinamento teve como objetivo mobilizar a reflexão dos participantes quanto à qualidade de seu atendimento ao cidadão e a importância do autodesenvolvimento para a humanização do serviço prestado.”

O participante Nagib Salum, do setor de Recursos Humanos, relatou que “sou servidor da Prefeitura com 26 anos de serviço e nunca tinha participado de um treinamento oferecido, com objetivo de melhorar o atendimento à população. O treinamento foi muito gratificante e espero que haja continuidade, pois acredito que a melhoria do atendimento está na qualidade dos servidores.”

O secretário de Administração, Willian Lofy, afirma que “investir na capacitação dos servidores municipais, especialmente naqueles que atendem diretamente ao público, é dar retorno imediato aos munícipes, pois são eles que utilizam os nossos pontos de atendimento, seja nas unidades de saúde para marcação de consultas ou para retirar medicamentos, no Pró Cidadão para buscar informações sobre IPTU ou fazer uma nova carteira de trabalho ou identidade, ou ainda por nossas telefonistas e pela Ouvidoria Municipal.”

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