A segurança nas unidades escolares foi tema de várias reuniões por parte da Prefeitura de Biguaçu nos últimos dois dias, visando encontrar formas para preservar a segurança dos alunos que frequentam as creches e as escolas municipais.
Após seguidas conversas entre o prefeito Salmir da Silva, o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza e secretários ficou decidido, na tarde desta terça-feira (11), a publicação do Decreto nº 72/2023, declarando situação de emergência em segurança pública escolar do município, em decorrência dos últimos acontecimentos em escolas de Santa Catarina e de outros estados do país.
Por meio do decreto, a Prefeitura está autorizada a convocar 28 aprovados no mais recente processo seletivo para a Guarda Patrimonial para atuarem na segurança das unidades escolares. Também será feita a contratação de guardas de empresa privada para ajudar no reforço da segurança nas creches e escolas. Essas duas medidas serão tomadas de forma imediata. O setor de Recursos Humanos da Prefeitura de Biguaçu já iniciou contato com aprovados no processo seletivo para dar agilidade na documentação necessária para a contratação.
PORTEIRO ELETRÔNICO
Paralelo a isso, será instalado porteiro eletrônico nas unidades para barrar acesso não permitido; efetuado reforço das grades e aumento na altura dos muros onde for preciso.
Para o prefeito Salmir da Silva, “o reforço na segurança das unidades escolares municipais é para salvaguardar a vida e a integridade física, moral e psicológica dos alunos e profissionais do magistério, bem como garantir e preservar a ordem pública, a paz e o bem-estar social”.
O investimento da Prefeitura de Biguaçu para implementar as medidas anunciadas será de aproximadamente R$ 1 milhão.