Visando coibir a presença de vendedores ambulantes ilegais no centro da cidade, a Prefeitura de Biguaçu e a Polícia Militar de Santa Catarina darão início, neste sábado (22), às atividades do convênio de Gestão Compartilhada assinado no dia 13 de junho pelo prefeito Ramon Wollinger (PSD) e pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Paulo Henrique Hemm. Fiscais do município e policiais do 24º Batalhão da PM realizarão abordagens junto aos ambulantes, com objetivos de orientar os vendedores e reprimir a venda de produtos ilegais.
Para definir detalhes de como será efetuada a fiscalização, o prefeito esteve reunido nesta terça-feira com o subcomandante do 24º BPM, major Igor Gonçalves de Castro, e o coordenador de projetos do batalhão, Felipe Lemos Pinto. Também participaram do encontro o secretário de Planejamento e Gestão Participativa, Matheus Hoffmann Machado, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luiz Renato Ramos Petry, e os representantes da Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu (Acibig), Hermes de Azevedo e Luiz Fabiano Moraes.
A Acibig e CDL ressaltaram na oportunidade que os membros associados, comerciantes e lojistas devidamente legalizados, se sentem prejudicados com a concorrência de vendedores ambulantes, que comercializam produtos falsificados e de origem duvidosa a custos menores dos que os praticados nos estabelecimentos comerciais, que pagam impostos e taxas de acordo com a legislação vigente.
O secretário Matheus Machado afirmou que será elaborada uma escala para que os fiscais também possam agir durante os finais de semana, período em que se intensifica a presença dos ambulantes no entorno da Praça Nereu Ramos. “Neste primeiro momento vamos conjuntamente com a Polícia Militar abordar os ambulantes para orientá-los de que estão infringindo leis e que num segundo momento serão notificados e serão recolhidos seus produtos”, explicou Machado.
Antes de iniciarem suas atividades de comércio de produtos, os vendedores ambulantes precisam protocolar pedido no Pró Cidadão de Biguaçu, localizado na Rua Lúcio Born, n° 12, no Centro, no horário das 13h às 19h, e aguardar autorização para que possam operar legalmente, informa a assessoria.