Da Assessoria – Minimizar o risco de alagamentos e enchentes é o objetivo das obras de Macrodrenagem que a Prefeitura de Biguaçu está executando no bairro Rio Caveiras. Chamada de Macrodrenagem 2, a ação consiste na implantação de galerias de concreto de 2 metros de largura por 1,5 de altura para captação de águas pluviais e de enxurradas, evitando alagamentos da região.
As obras foram iniciadas na Rua Gregório Flor, que receberá galerias em toda sua extensão, e seguirá para a Avenida Pedro Ivo Campos, até o entroncamento com a Rua Kiliano Kremer, no Jardim São Miguel. “Estamos felizes por acompanhar a execução dessa obra há muito tempo aguardada pela comunidade. Após concluída, a Macrodrenagem 2 vai trazer mais tranquilidade para os moradores dessa região”, comenta o prefeito Ramon Wollinger.
Em maio, o prefeito e a equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Gestão Participativa se reuniram com os moradores para apresentar o projeto e explicar a execução dos serviços. “Grandes obras causam impactos e por isso estamos atentos aos transtornos com alteração de trânsito, mudanças de rede de água e eventuais mudanças ou adequações que precisaremos fazer. Porém, é importante ressaltar que os incômodos serão passageiros, mas os benefícios serão permanentes”, destacou o prefeito.
As novas galerias serão interligadas com o sistema da Macrodrenagem 1 através de tubulação já existente sob a BR-101. Paralelo à execução da Macro, será implantado também o projeto de Microdrenagem, que prevê a implantação de tubos de concreto que auxiliarão na vazão da água. Todas as vias serão repavimentadas após a finalização das galerias.
A autorização para início da Macrodrenagem 2 foi emitida pelo Ministério das Cidades em abril deste ano. O investimento total de R$ 5,9 milhões será aplicado também nos bairros Bom Viver e Vendaval.