Os contribuintes de Biguaçu ganharam uma nova plataforma para a solicitação de documentos e serviços públicos. O Portal de Autoatendimento, vinculado ao site da Prefeitura, começou a funcionar na última semana e transformou a maneira como os cidadãos se relacionam com o Poder Executivo municipal.
Desenvolvida pela IPM Sistemas, a solução reúne 85 serviços oferecidos aos moradores e às empresas da cidade, eliminando a necessidade de deslocamento para o atendimento presencial. Por meio de um cadastro preenchido no próprio site, o usuário obtém acesso personalizado conforme o nível de interação com os órgãos públicos. As áreas são divididas conforme o utilizador: Bancos, Cidadão, Contabilidade, Empresas, Engenheiro, Fornecedores, Imobiliária, Servidor Público e Tabelionato.
Na área dedicada aos Cidadãos, é possível emitir guias de recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e de Obras, acessar os dados do Portal da Transparência, consultar a autenticidade de documentos e de boletos, emitir Certidões Negativas de Débito (CNDs) e consultar o andamento de processos, entre outras ações. Na guia “Empresas”, é possível emitir guias de Imposto Sobre Serviços (ISS), acessar o sistema de Escrita Fiscal e obter documentos referentes ao cadastro da instituição no município. Outro exemplo é o menu dedicado aos engenheiros, que permite a esses profissionais ter acesso ao espelho das obras conduzidas por eles.
Para o diretor de Administração Tributária da Prefeitura de Biguaçu, Bruno Marques, o novo sistema agiliza as demandas e permite aumentar o controle dos processos. “Os serviços já estão totalmente disponíveis e os usuários aprovaram a dinâmica, que deixa a relação deles com a gestão municipal mais facilitada”, afirma.
Para a coordenadora do Portal de Autoatendimento da IPM, Pâmela Eichholz, a implantação da ferramenta traz mais segurança às operações envolvendo dados públicos. “O novo portal funciona a partir da computação em nuvem, o que faz com que os dados fiquem armazenados em local seguro e estejam sempre disponíveis. Além disso, a segmentação do autoatendimento conforme o perfil do usuário garante a manutenção das informações restritas aos cidadãos que precisam delas”, explica.
Além das funcionalidades voltadas ao público externo, os servidores da Prefeitura de Biguaçu também ganharam uma área dedicada. Por meio dela, é possível acessar a folha de pagamento, as informações funcionais e outros dados relativos ao setor de Recursos Humanos de cada funcionário.