A fim de estreitar laços entre o poder público municipal e a população, a Prefeitura de Biguaçu promove nesta quinta-feira, 25 de novembro, o evento Ouvidoria Ativa, que visa orientar e conscientizar os cidadãos quanto à utilização das ferramentas da central de atendimento do município, estimulando a adesão de novos usuários a esse serviço. A ação está programada para ocorrer das 13h às 16h, na Praça Nereu Ramos, bairro Centro.
A Ouvidoria Municipal tem diversos canais de acesso e pode ser utilizada para realização de solicitações, reclamações, denúncias e elogios ou para tirar dúvidas sobre os serviços públicos. Os munícipes são atendidos por uma equipe especializada, que avalia a melhor forma de tratar a manifestação e, se necessário, encaminha ao setor responsável.
O prazo para resposta é de até 30 dias conforme artigo 16 da Lei 13.460/2017, prorrogável de forma justificada em uma única vez por mais 30 dias. No caso dos direcionamentos, o prazo para retorno é de 20 dias, prorrogável de forma justificada em uma única vez por mais 20 dias.
O serviço está disponível por meio do 0800 6012282, no telefone fixo (48) 3094-4122, via aplicativo de mensagens WhatsApp pelo número (48) 991136540 e pelo e-mail ouvidoria@bigua.sc.gov.br, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
O registro das manifestações também pode ser feito pela plataforma Fala.BR, da Controladoria Geral da União. O acesso é efetuado por meio do site da Prefeitura www.bigua.sc.gov.br, clicando na aba Município/Ouvidoria Municipal. Essa ferramenta permite que o usuário acompanhe todo o processo por e-mail.
Além disso, a população ainda pode contar com o suporte presencial no Pró-Cidadão, na Rua Lúcio Born, 12, bairro Centro.