Prefeitura de Biguaçu realiza limpeza de terreno com foco de escorpiões

Publicidade

Da Assessoria – A Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, está efetuando a limpeza de uma área particular onde foi registrado um foco de escorpião. Localizado no bairro Jardim Janaína, o terreno – com cerca de 20 mil m² – vinha recebendo clandestinamente entulhos e restos de materiais de construção, o que somado ao calor, favoreceu a proliferação do aracnídeo, que invadiu algumas residências próximas.

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, previamente esteve no local fazendo a captura dos animais, que são venenosos. A picada pode causar a morte de crianças e idosos, caso a pessoa não busque atendimento. Se for picado, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo.

Continua após a publicidade

Apesar de se tratar de uma área privada, a Prefeitura está procedendo com a limpeza emergencial de todo o terreno, pois o proprietário já havia sido notificado e ainda não se manifestou.

Vigilância emite alerta com aparecimento de escorpiões 

Morador do bairro há 27 anos, Pedro Joaquim de Freitas, 72 anos, contou “que é a primeira vez que vi esses escorpiões aqui, alguns invadiram a minha casa e outras que fazem divisa com o terreno, mas a Prefeitura estando aqui fazendo essa limpeza nos dá um alívio”.

Segundo o diretor da Secretaria de Obras, Osmar José Martendal, que está à frente da operação de limpeza da área, dois caminhões, uma carregadeira e uma escavadeira estão sendo utilizadas nos trabalhos.

Prefeitura está realizando a limpeza da área onde foi registrado o foco (Foto: Martha Huff/(Dicom PMB)

Cuidados

O secretário de Saúde, Dr. Heron Felício Pereira, reforça que não há infestação no município, se tratando apenas de um foco localizado no bairro Jardim Janaína. “Nosso município é cortado pela rodovia BR-101, muitos caminhões, vindos de outras regiões do país, acabam trazendo em suas cargas ou carrocerias alguns desses animais, que ao encontrar um ambiente propício se proliferam rapidamente, no caso um terreno com grande quantidade de entulhos e despejo de lixo, associado a isso o aumento das temperaturas”.

Veja os cuidados e orientações com o escorpião:

– Mantenha seu quintal e jardim sempre limpos e evite plantas de muita folhagem;

– Observe com cuidado os panos de chão e as roupas úmidas antes de apanhá-las;

– Tenha cuidado para não ser picado nas mãos quando mexer em lenha, tijolos, entulhos e buracos;

– Não mate sapos e lagartos, pois para eles o escorpião é um bom prato;

– Não jogue lixo e entulhos ao redor de sua casa, pois isso se torna um bom ninho para o escorpião;

– Elimine latas velhas, cacos de telha e outros objetos que acumulem água. Escorpiões vivem com sede e precisam de água para sobreviver;

– Acabe com as baratas, elas são um bom alimento para escorpiões;

– Acabe com buracos e frestas em paredes, janelas, portas e muros;

– Faça sempre uma busca cuidadosa dentro e fora de casa. Observe com cuidado sapatos e roupas, sacudindo-os antes de calçar ou vestir;

– Se for picado, procure imediatamente o serviço de saúde.

Caso aviste um escorpião, comunique a Vigilância Ambiental no telefone (48) 3039-8462. Mais informações e orientações, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) através do número 0800 643 5252 (plantão 24 horas).

Atendimento

Em Biguaçu, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas possui equipe preparada para atender casos de picadas de escorpião. A UPA fica localizada na Rua Quintino Bocaiúva, bairro Fundos.

 

Publicidade