Prefeitura de Biguaçu realiza mutirão de exames preventivos do câncer do colo de útero

Publicidade

Atenção mulheres com idade entre 25 e 64 anos: a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove no dia 10 de julho (sábado) um mutirão de exames preventivos do câncer do colo de útero (Papanicolau). Os exames serão realizados das 8h às 16h30 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto nas unidades satélites UBS Sorocaba de Fora, UBS Estiva e UBS Fazenda. Durante os atendimentos do mutirão, será solicitado também exame de mamografia de rastreio para as mulheres acima de 50 anos.

O objetivo do mutirão é conscientizar e orientar as mulheres quanto à importância de cuidar de sua saúde, bem como prevenir e detectar infecções e alterações nas células do colo do útero, aumentando as chances de recuperação e cura quando confirmado o diagnóstico.

Continua após a publicidade

Segundo a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Carolina Kahl, “essa estratégia foi adotada para ofertar a realização desse exame, que foi afetada pela pandemia”. Além disso, ao oferecer os exames num sábado, as mulheres que trabalham durante a semana poderão realizar o seu exame fora do horário comercial.

Para realizar os exames, as mulheres deverão levar documento de identificação com foto e cartão do SUS (se possuir).

Durante o mutirão, todos os cuidados necessários contra a COVID-19 serão observados, como a obrigatoriedade do uso de máscara para o atendimento, álcool em gel para higiene das mãos e manter o distanciamento social. Evite levar acompanhantes.

Orientações para o exame preventivo

Para garantir a eficácia da coleta alguns cuidados são necessários antes da realização do exame:

– Não manter relações sexuais dois dias antes do exame;

– Não usar duchas íntimas, cremes ou medicações vaginais dois dias antes do exame;

– Não estar menstruada no dia da coleta.

Publicidade