De acordo com dados divulgados no mês de março pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, neste ano já foram registrados mais de 500 casos de dengue no território catarinense, sendo que a presença do mosquito Aedes aegypti já foi identificada em mais de 100 municípios. Em Florianópolis, nesta semana, foi decretada situação de emergência em virtude da infestação pelo mosquito transmissor da doença.
Devido à proximidade de Palhoça com a capital do estado, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população sobre a importância dos cuidados para a prevenção da dengue.
Ações simples como manter as lixeiras tampadas, utilizar cloro no tratamento da água da piscina, guardar garrafas vazias sempre com o gargalo para baixo, limpar e manter desentupidos ralos, lavar com regularidade potes de comida de animais e limpar periodicamente as calhas tem impacto direto no combate à reprodução do mosquito Aedes aegypti.
Entre os principais sintomas da dengue estão febre alta de início repentino, dores de cabeça e no corpo, fraqueza e erupções cutâneas. Muitas vezes, é difícil diferenciar a doença de outras enfermidades, por isso, a Secretaria de Saúde reforça que em casos de surgimento de sintomas dessa natureza seja procurado atendimento médico especializado. Vale ressaltar que a dengue pode levar a morte.