O desenvolvimento sustentável da atividade turística se tornou uma das ações mais importantes da administração pública na atualidade. Além de atender de forma simultânea as necessidades das comunidades receptoras e os desejos dos visitantes, cuidar do meio ambiente e dos ecossistemas é a maneira mais consciente de fortalecer o setor no presente e no futuro.
Porém, para proteger, é necessário primeiramente conhecer. Por isso, a Prefeitura de Palhoça por meio da Secretaria de Turismo finalizou recentemente a identificação e o mapeamento dos geosítios públicos no município com ênfase nas quedas d’água. Com essas informações, a partir de agora, será possível fomentar o setor por meio da sinalização das trilhas de acesso e, principalmente, encontrar maneiras adequadas de promover a visitação atendendo a todas as exigências ambientais.
De acordo com o secretário de Turismo José Virgílio da Silva Júnior “o ecoturismo vem se consolidando cada vez mais no Brasil e no mundo. E isso se deve muito em razão do carinho que as pessoas nutrem pelos lugares. Aqui em Palhoça, temos a oportunidade de apresentar aos visitantes um grande número de belezas naturais. Com o mapeamento das cachoeiras e quedas d’água poderemos oferecer mais conforto e segurança para as pessoas e, principalmente, evitar o mau uso dos locais públicos”.
A Cachoeira do Jarrão é uma das mais bonitas do município. Com piscinas de águas naturais e transparentes e uma vegetação diversificada que cobre a trilha de acesso, o local atrai muitos visitantes. Porém, perto da queda d’água, existe um sistema de captação de água que é utilizado de forma inadequada como espaço para banho. Para evitar esse uso desregrado, através do mapeamento, será implantada uma identificação visual contendo as informações específicas de cada unidade ambiental.
“O turismo em Palhoça sempre foi um importante vetor de desenvolvimento econômico. Agora que a fase mais crítica da pandemia já passou, acreditamos que o segmento voltará a registrar bons resultados. O mapeamento das cachoeiras permitirá que nossos visitantes conheçam de forma melhor e mais segura nossas belezas naturais e, ao mesmo tempo, contribuam com a preservação” ressalta o prefeito Eduardo Freccia.
Unindo meio ambiente e história, as cachoeiras presentes no município de Palhoça são um convite permanente para o resgate do contato com a natureza. Com a chegada da temporada do verão, cresce o interesse turístico e aumenta também a importância de nossas ações para respeitar e preservar esses locais de rara beleza.