O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, e o prefeito Ramon Wollinger inauguraram, na tarde desta quinta-feira (14), o novo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Biguaçu. A unidade, que é a segunda do município, amplia o atendimento às pessoas carentes e em estado de vulnerabilidade e vai trabalhar na prevenção de violências e nas políticas básicas de Assistência Social.
Denominado CRAS Orival Prazeres, o espaço tem área construída de 150 metros quadrados, possui recepção e sala técnica, sala para atendimentos e espaços de convivência. Foi investido na obra o valor de R$ 324,5 mil. Os recursos foram obtidos através do programa Pacto por Santa Catarina, do Governo do Estado.
“Vamos usar este espaço para promover a Assistência Social e cuidar bem das pessoas, principalmente aquelas que precisam da nossa atenção e dedicação. Tenho certeza que aqui neste lugar nossa equipe vai promover o bem, ajudar e transformar a vida de muita gente”, comentou o prefeito.
O evento desta tarde em Biguaçu foi o primeiro ato de inauguração que Carlos Moisés participa como governador do Estado. “Quero parabenizar o município de Biguaçu pela preocupação e parceria com o Estado para fazer esta obra de extrema importância para a comunidade. Aqui serão atendidas pessoas em estado de vulnerabilidade e que precisam que o Estado esteja presente nas suas vidas, que precisam do nosso olhar”, destacou Moisés.
Ações e investimentos
Durante seu discurso, o prefeito entregou ao governador do Estado, o projeto para revitalização da Rua Treze de maio, no bairro Prado. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos municípios e pelo Estado, mas mesmo assim quero pedir a atenção do Governo para que estude a possibilidade de disponibilizar recursos para repavimentarmos esta importante via que liga grandes bairros e dá acesso às comunidades rurais de Biguaçu”, solicitou Ramon.
O governador manifestou a preocupação do Estado com a conclusão do contorno rodoviário da BR-101 e com a manutenção das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. “Sobre o anel viário, assumimos o compromisso de pleitear junto ao Governo Federal, que é responsável pela obra executada pela iniciativa privada, para que agilize a conclusão das obras e resolva este grave problema de mobilidade urbana na Grande Florianópolis, principalmente nos municípios de Biguaçu, São José e Palhoça. Sobre as pontes, estamos trabalhando e já temos a liberação para licitarmos e fazermos a intervenção nas vias que dão acesso e saída à Ilha”, destacou.
Carlos Moisés falou ainda que, para o município de Biguaçu, o Estado tem canalizado mais de R$ 1 milhão em emendas parlamentares dos deputados em 2018 e que na medida que o governo ganhe fôlego as liberações serão feitas.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, do vice-prefeito Vilson Norberto Alves, do secretário municipal de Assistência Social e Habitação, Marcelo dos Santos, o secretário-adjunto de Estado da Casa Civil, Matheus Hoffmann Machado, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades da sociedade civil e também familiares de Orival Prazeres – liderança comunitária do município falecido em 2018, e que foi homenageado com o nome do Cras.