O prefeito Salmir da Silva assinou, na tarde desta terça-feira (5), a ordem de serviço para o início das obras de reforma e ampliação do Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Lindóia Maria Souza de Faria, na Praia João Rosa. O investimento será de R$ 2.032.737,60. O prazo de execução será de oito meses a partir de hoje.
O CEIM Lindóia é a maior creche do município em número de crianças atendidas e tem, atualmente, 372 alunos. Conta com um corpo de 80 profissionais, entre professores, auxiliares, zeladores e cozinheiras. Para que a reforma ocorra, o CEIM passará a funcionar em outro espaço locado pela Prefeitura de Biguaçu, evitando, assim, que o aprendizado seja prejudicado pelo barulho das obras.
O prédio está há 12 anos sem receber manutenção na sua estrutura e apresenta rachaduras em pilares e paredes, defeito nas portas, na rede hidráulica, no telhado e nas calhas. Quando chove muito, o pátio que fica entre os blocos alaga, impossibilitando o seu uso. Uma das salas de aula chegou a ser interditada, devido a rachaduras e aos riscos que apresenta às crianças.
O prefeito Salmir da Silva salientou que “essa obra com certeza vai trazer ganhos muito grandes para a comunidade. É a maior creche do município, contemplando centenas de famílias. Ao decidir pela reforma do Lindóia, nós pensamos no conforto das crianças, para que elas tenham as melhores condições de estudo, e de todos os profissionais que aqui trabalham, para que eles estejam mais motivados e tenham uma alegria ainda maior no seu trabalho”.
O secretário de Educação de Biguaçu, Oscar Silva Neto, disse que “essa obra vai mudar acara do Lindóia. A construção é antiga e foi feita para ser uma escola estadual, não é apropriada para ser uma creche, mas a partir desta reforma teremos um ambiente apropriado para o aprendizado das crianças”.
A diretora do CEIM LIndóia, Paula Daura de Souza, comentou que “a reforma é muito aguardada por todos, pois neste momento a nossa infraestrutura está bem precária e nós queremos oferecer um espaço saudável, bonito, confortável e agradável a todas as crianças, funcionários e à toda a comunidade”.
Mais obras
Ainda na Praia João Rosa, a Prefeitura de Biguaçu iniciou, no mês de novembro, as obras de reforma da quadra de esportes localizada na praça José Gualberto dos Santos. Também está fazendo a drenagem e pavimentação da rua 17 de Maio, fez a reforma e iluminação do Trapiche Municipal Lealdo Teófilo Machado, o calçamento ao lado do campo do Biguá. A sede da Famabi está em fase final de conclusão, na rua Maria Cecília Sodré (via que também passa por projeto para pavimentação).
Ao todo, a Prefeitura de Biguaçu realiza mais de R$ 55 milhões em obras em vários bairros da cidade nos últimos três anos, considerando as obras terminadas, aquelas em andamento e as recém iniciadas.