A Prefeitura de Governador Celso Ramos fez uma obra emergencial, esta semana, para eliminar um vazamento pluvial na rua das Azaleias, na Praia de Palmas. No último sábado, moradores e turistas reclamaram que uma água esverdeada estava saindo das lajotas do calçamento, de frente a um prédio, e escorrendo para a boca de lobo.
O prefeito Juliano Duarte Campos (PSD) informou, ao Biguá News, que essa água é do lençol freático e que a Secretaria de Obras precisou fazer uma nova galeria para possibilitar o correto escoamento. Ele também pontuou que uma equipe está vistoriando se há algum imóvel com ligação irregular de esgoto na rede pluvial. “Estamos fazendo uma varredura nos esgotos clandestinos”, comentou.
Sobre o acúmulo de lixo nas lixeiras e calçadas em vários bairros do município, o gestor considera que isso já era esperado, pois na temporada de verão o volume de resíduos aumenta em até 500%, devido ao grande fluxo de turistas nas praias de Governador Celso Ramos. A Prefeitura não possui caminhões e equipes suficientes para evitar que as sacolas se acumulem, mas realiza “força tarefa” para manter a coleta.
Taxa Ambiental
A Taxa de Preservação Ambiental (TPA) – que já foi aprovada pela Câmara de Vereadores e agora está em fase de regulamentação – será usada, entre outros objetivos, para ampliar a coleta de lixo na temporada, evitando o problema que ocorre todos os anos. A previsão do município é colocar a cobrança da taxa no próximo verão. Após a lei ser regulamentada pelo Poder Executivo, haverá licitação para escolher a empresa que vai instalar e operar o sistema.