Secom
Na última segunda-feira (13/06), a Prefeitura de Biguaçu promoveu uma reunião com os moradores que residem na área do trajeto do revezamento da Tocha Olímpica no município. O encontro teve o intuito de debater sobre a preparação da cidade para receber esse grande evento mundial. O revezamento em Biguaçu acontecerá no dia 12 de Julho.
São 246 novas cidades que se juntam às 83 que serão os destinos finais da Chama Olímpica em cada dia do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.Lugares especiais como Fernando de Noronha, Chapada Diamantina, Lençóis Maranhenses, entre outros, estão na rota da Chama Olímpica.
De acordo com o prefeito Ramon Wollinger, “nossa cidade foi escolhida pelo próprio comitê organizador. Gostaria de ressaltar que o revezamento em nossa cidade não terá nenhum gasto do dinheiro público. Peço para que todos os moradores da nossa cidade participem desse momento que será único em nossas vidas, pois muitos de nós não teremos a oportunidade de assistir aos jogos e a tocha de tão perto”.
Na oportunidade, o tenente Schwar do 24º Batalhão de Polícia Militar de Biguaçu e o diretor municipal de trânsito, Carlos Rech, pediram que haja um consenso da sociedade no dia do revezamento. “Foi solicitado e exigido pelo comitê e pela Força Nacional a desobstrução da via desde as 5h30m. Então gostaríamos de pedir a compreensão dos munícipes, pois será uma festa muito importante, que deixará imagem bonitas na lembrança de cada um”, relataram as autoridades.
Também esteve participando da reunião a ex-atleta Célia Maria Goedert Neis, que foi convidada pelo prefeito Ramon Wollinger para conduzir a tocha olímpica em Biguaçu no evento da campanha Outubro Rosa. Nascida na cidade, Célia é professora de Educação Física aposentada e durante sua carreira no atletismo foi medalhista de ouro em competições de âmbito nacional, sendo a recordista de títulos em Biguaçu.
Acompanhada pelo seu primeiro treinador, Ozildo Prazeres, a ex-atleta Célia relatou que “para mim é um momento histórico em participar do revezamento da Tocha Olímpica, agradeço ao prefeito Ramon por me dar essa oportunidade, pois eu trouxe a primeira medalha de ouro para o município nos Jogos Escolares Brasileiro, na corrida de 800 metros em 1972. Estou muito emocionada e não tenho muitas palavras para falar, pois vejo os vídeos das edições anteriores e fico sem palavras para definir essa emoção”.
Há muito que Biguaçu faz um diferencial no apoio e incentivo à prática esportiva. O Governo Municipal disponibiliza gratuitamente à população profissionais para atuarem nas escolinhas das modalidades de Atletismo, Capoeira, Karatê, Futsal, Handebol, Judô e Voleibol. Realiza há 29 anos os tradicionais e bem sucedidos Jogos Escolares, Jogos de Verão e Jogos de Inverno, competições que envolvem grande parte da população nos referidos eventos conquistando-os para uma assídua atividade esportiva.
Durante a reunião, a Prefeitura também relatou que fará um concurso com os moradores e os comerciantes que possuem residências/estabelecimentos no trajeto do revezamento da Tocha Olímpica.
Em breve, a Prefeitura irá divulgar no site institucional mais informações sobre esse concurso e como as famílias e os comerciantes poderão se inscrever e a premiação dos vencedores.
Além do prefeito, estiveram participando da reunião secretários municipais, o presidente da Câmara de Vereadores, Vilson Norberto Alves, os vereadores Fernando Duarte e Salete Cardoso, a presidente da Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu (Acibig), Sandra Molinaro, o secretário executivo da Acibig, Hermes de Azevedo, o vereador de Governador Celso Ramos, Adilson Costa, e comunidade local.