Neste ano, pela primeira vez, o próximo 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, será feriado em todo o país. Reconhecendo a relevância dessa data e a necessidade de fomentar o debate sobre o combate ao racismo e a promoção de políticas de igualdade racial, a Prefeitura de Biguaçu realiza o Dia Afro-Biguaçuense, com o tema “Resistir e Existir: Celebrando a Luta e a História da Comunidade Negra de Biguaçu”.
O evento, que ocorre no dia 19 de novembro, terça-feira, tem como objetivos valorizar a cultura afro-brasileira e discutir questões étnico-raciais no município, oferecendo debates e atividades culturais gratuitas para toda a comunidade.
A iniciativa é conduzida pela Gerência de Promoção da Igualdade Étnico-Racial, com o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Étnico-Racial e dos Povos Originários, além da parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Ao longo de 2024, a Secretaria tem desenvolvido o tema “Africanidades” nas unidades da Rede Municipal de Ensino.
Com foco na história, cultura e nas contribuições dos povos afrodescendentes para a construção da identidade brasileira e do município, as escolas estão envolvidas em atividades pedagógicas que dialogam diretamente com os assuntos que serão tratados durante o Dia Afro-Biguaçuense.
“A celebração deste ano é especialmente significativa, pois marca um avanço na conscientização e no respeito à história e à cultura negra no Brasil. Com o feriado sancionado, esperamos que este evento inspire a comunidade a reconhecer e valorizar a diversidade que nos forma, promovendo um futuro onde todos tenham seus direitos assegurados e suas vozes ouvidas”, destaca a gerente de Promoção à Igualdade Étnico-Racial, Aryane da Cunha.
A programação inclui palestras, rodas de conversa e apresentações culturais. O local escolhido para receber as atividades é o auditório da Prefeitura, localizado na Rua São José, nº 61, no bairro Centro.
Confira o cronograma completo:
13h – Cerimônia de abertura
13h30 – Palestra com o historiador Pierre Costa de Andrade
14h30 – Conversa com a professora Ivânia Silva Rita
15h – Palestra sobre Letramento Racial com a professora Erika Aparecida de Jesus Costa
17h – Encerramento das formações
19h – Abertura das atrações culturais, fala do babalorixá Marcelo Indaromim
19h30 – Apresentação do grupo de Batalha da 196
20h – Apresentação da peça teatral P?-À-POTER
21h30 – Encerramento