Os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, conversaram na manhã desta segunda-feira (24) por telefone sobre as relações entre os dois países e a situação na península coreana.
Xi Jinping pediu a Trump para conter as tensões entre Estados Unidos e Coréia do Norte, no momento em que a troca de ameaças entre os dois países aumentou.
Na conversa, os dois líderes concordaram em manter contato por canais diversos para trocar ideias sobre questões que dizem respeito às duas potências, informou a agência de notícias Xinhua.
Além disso, neste fim de semana, o Ministério da Defesa chinês negou ter declarado estado de alerta máximo na fronteira com a Coréia do Norte, mas confirmou a realização de manobras militares na área.
Enquanto isso, a frota americana liderada pelo porta-aviões Carl Vinson, que causou polêmica na semana passada ao se dirigir para a Austrália, após o anúncio de que iria para a Coreia do Norte, está atualmente perto das Filipinas e executa manobras com dois destróieres japoneses.
Os navios dos dois países vão permanecer lá por vários dias realizando exercícios estratégicos e de comunicação, antes de seguir para o norte, no fim de semana, em direção à península coreana, segundo informou a NHK televisão estatal do Japão.
Além disso, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul anunciou hoje que está preparando manobras conjuntas com o grupo naval norte-americano.