Presidente chinês pede a Trump para conter tensão com Coreia do Norte

Publicidade

Os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, conversaram na manhã desta segunda-feira (24) por telefone sobre as relações entre os dois países e a situação na península coreana.

Xi Jinping pediu a Trump para conter as tensões entre Estados Unidos e Coréia do Norte, no momento em que a troca de ameaças entre os dois países aumentou.

Continua após a publicidade

Na conversa, os dois líderes concordaram em manter contato por canais diversos para trocar ideias sobre questões que dizem respeito às duas potências, informou a agência de notícias Xinhua.

Além disso, neste fim de semana, o Ministério da Defesa chinês negou ter declarado estado de alerta máximo na fronteira com a Coréia do Norte, mas confirmou a realização de manobras militares na área.

Enquanto isso, a frota americana liderada pelo porta-aviões Carl Vinson, que causou polêmica na semana passada ao se dirigir para a Austrália, após o anúncio de que iria para a Coreia do Norte, está atualmente perto das Filipinas e executa manobras com dois destróieres japoneses.

Os navios dos dois países vão permanecer lá por vários dias realizando exercícios estratégicos e de comunicação, antes de seguir para o norte, no fim de semana, em direção à península coreana, segundo informou a NHK televisão estatal do Japão.

Além disso, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul anunciou hoje que está preparando manobras conjuntas com o grupo naval norte-americano.

Publicidade