A presidente da Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu (Acibig), Sandra Molinaro, debateu, nesta segunda-feira à tarde, na rádio CBN Diário, na capital, o desenvolvimento econômico das cidades da Grande Florianópolis, junto com o presidente Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Sander DeMira, e do presidente da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis e Câmara de Dirigentes Lojistas de São José (AEMFLO/CDL), Marcos Antônio Cardozo de Souza. O fórum foi mediado pelo jornalista Felipe Reis.
Sandra abordou as questões relativas à mobilidade urbana da região e os problemas logísticos que ainda travam o desenvolvimento dos municípios. Na avaliação da presidente da Acibig, é necessário cobrar mais rapidez para a conclusão do contorno viário da Grande Florianópolis. “Isso já diminuiria um pouco o volume de veículos trafegando pela BR-101. Biguaçu é um centro logístico e além das carretas que fazem carga e descarga, também sofre diariamente com o tráfego de caminhões que estão se movimentando entre Paraná e Rio Grande do Sul. Com o término dessa alça viária, isso seria minimizado”, comentou.
Molinaro ainda pontuou que a atual crise econômica que atinge o país, também é refletida no mercado de trabalho do município. Lembrou que o Sine instalado anexo à Acibig aumentou consideradamente o movimento de pessoas solicitando o seguro-desemprego. “Quando a estrutura foi instalada, era previsto o atendimento de 20 pessoas por dia. Mas hoje, o atual momento da economia está levando cerca de 50 a 60 desempregados ao dia para o Sine de Biguaçu”, falou.
Os líderes empresariais também falaram de política. Os três analisaram a aprovação, por parte da Câmara dos Deputados, da admissibilidade do processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), que agora foi enviado ao Senado para ser apreciado pelos senadores.
Na avaliação do presidente do AEMFLO/CDL São José, as alternativas que se têm à presidente Dilma não são adequadas. Com o provável impedimento de Rousseff, o vice-presidente Michel Temer assumirá o comando do país. “Infelizmente o que temos como opção é ruim. Mas o primeiro passo foi dado para o início de uma nova era. Eu tenho total crença que o cenário macroeconômico e político tendem a estabilizar, pois as pessoas começam a acreditar nessa mudança”, falou Marcos Antônio.
Nesta terça-feira à tarde, as lideranças empresariais também participam de um Painel de Desenvolvimento Econômico, a ser realizado em Florianópolis, com a participação de prefeitos e secretários dos municípios da região metropolitana, além de jornalistas.