O presidente da Câmara de Vereadores de Ortigueira (PR), João Batista Luiz Borges (PSDB), foi morto na zona rural do município na noite de ontem (18). Borges morava com mulher e filhos em um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), local onde ocorreu o crime.
Segundo informações da Polícia Civil paranaense, pelo menos dois homens roubaram um veículo Fiat Uno branco nas proximidades da residência do vereador. Em seguida, foram até a casa e anunciaram o assalto, ordenando que lhes fossem entregues dinheiro, celulares e armas de fogo. Depois da ação, os criminosos levaram Borges para o carro e deixaram a esposa dele trancada no banheiro.
A polícia foi acionada por volta das 19h, ainda com a informação de que o vereador havia sido sequestrado. Ao chegar ao local, os agentes encontraram o corpo de Borges em um matagal, a poucos metros da casa. Ele foi morto com um tiro na cabeça. O veículo foi abandonado no local pelos criminosos.
Um inquérito foi instaurado pela Polícia Civil, que ainda não descobriu se houve latrocínio ou homicídio. Testemunhas, parentes e conhecidos estão sendo chamados para prestar depoimento. Ainda não há suspeitos.
O vice-presidente da Câmara Municipal, Nivaldo de Oliveira Mello, decretou luto oficial por três dias Legislativo Municipal, em pesar pela morte de Borges.
Agência Brasil