Previsão aponta chuvarada até sexta-feira no Litoral de Santa Catarina

A previsão do tempo elaborada pela Epagri/Ciram prevê que vai continuar chovendo até a próxima sexta-feira (12), em Santa Catarina, segundo informou, na manhã de hoje (10), a meteorologista Marilene de Lima. Nas últimas 24 horas, a precipitação foi de 74,8 milímetros (74,8 litros de água por metro quadrado de área) em Florianópolis e de 55,8 mm em Antônio Carlos, segundo a Epagri.

Nesta quarta-feira, do Planalto ao Litoral o tempo continua instável com chuva por alguns momentos, especialmente no Litoral e sobretudo com maiores volumes entre a Grande Florianópolis e Laguna.  No Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste tem presença de sol entre nuvens, com pancadas de chuva no período da tarde e noite. Temperatura mais elevada no Oeste e amena na maior parte do Estado. Vento nordeste do Oeste ao Litoral Sul e de leste e nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.

Conteúdo impulsionado

A chuvarada ocorre devido ao fluxo de umidade em médios e altos níveis da atmosfera sobre o PR e SC, com cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o litoral Sul do Brasil. Circulação marítima (fluxo de umidade) em baixos níveis da atmosfera no Litoral e norte de SC. Convecção isolada à tarde no Oeste e Meio Oeste, pontua a meteorologia.

MaisChove 55 milímetros em Antônio Carlos nas últimas horas e 74mm em Florianópolis

Previsão para os demais dias da semana:

Quinta-feira (11): Tempo: no Oeste e Meio Oeste sol entre nuvens com pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite. Nas demais regiões, predomínio de nuvens e chuva fraca a qualquer hora do dia, especialmente no Litoral. Temperatura: mais elevada no Oeste e amena nas demais regiões. Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sexta-feira (12): Tempo: do Oeste ao Planalto Sul presença de sol em boa parte do dia, com pancadas isoladas de chuva na tarde e noite no Meio Oeste e Planalto Sul. No Planalto Norte, Litoral e Vale do Itajaí, variação de nuvens com chuva e aberturas de sol no decorrer do dia, devido ao afastamento das áreas de baixa pressão para o oceano. Temperatura: em elevação. Vento: nordeste, com variações de noroeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderada.

Sábado (13): Tempo: mais encoberto com chuva fraca por alguns momentos no Litoral Norte, próximo ao PR. Na maior parte de SC sol com algumas nuvens e chuva isolada à noite no Planalto Norte e Meio Oeste próximo ao PR. Temperatura: elevada em todas as regiões. Vento: nordeste passando a sudeste, fraco a moderado.

Domingo (14): Tempo: mais encoberto com chuva fraca por alguns momentos no Litoral Norte, próximo ao PR. Na maior parte de SC sol com algumas nuvens e chuva isolada à noite no Planalto Norte e Meio Oeste próximo ao PR. Temperatura: elevada em todas as regiões. Vento: nordeste passando a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 15 a 25 de janeiro de 2018

Maior parte do período com chuva em SC, melhor distribuída em todas as regiões de 15 a 18/01 – devido ao fluxo de umidade do norte do Brasil em direção ao PR e SC – e mais isolada nos demais dias. Temperatura amena no período, devido à nebulosidade.

Conteúdo impulsionado