Primavera deve ter temperatura e chuvas próximos da média histórica no Litoral de Santa Catarina

Publicidade

O boletim da previsão climática, elaborado pelo Fórum Climático – conjunto de meteorologistas de várias instituições, coordenado pela Epagri – aponta que a temperatura deve ficar próxima da média climatológica no Litoral de Santa Catarina durante a Primavera – que começa em 21 de Setembro.

Massas de ar frio são esperadas no restante do inverno, com formação de geada e temperatura negativa. Na primavera, sobretudo em outubro, podem ocorrer episódios de frio, com formação de geada e até temperatura próxima de zero, principalmente no Planalto Sul. Nevoeiros seguirão frequentes no trimestre, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade sobretudo no período noturno, madrugada e amanhecer. A área costeira do Estado deve ser atingida por nevoeiro marítimos mais densos e persistentes.

Continua após a publicidade

Com mais nebulosidade e nevoeiros, o Leste de Santa Catarina deve registrar a ocorrência frequente de eventos de chuva, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí. “Ressalta-se que eventos localizados, com totais significativos de chuva, podem ocorrer no Oeste e sobretudo no Litoral”, alerta o documento.  

A previsão climática destaca ainda que aumentam no Estado as ocorrências de temporais com granizo e ventania durante os meses de setembro, outubro e novembro. Por vezes, a chuva ocorre com totais mais significativos, em curto intervalo de tempo. 

Publicidade