A Polícia Militar formou, durante evento realizado na tarde desta quinta-feira, em Biguaçu, 455 alunos do 5º ano do ensino fundamental, na 1ª turma de 2017 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade aconteceu no Ginásio de Esportes Nagib Salum e contou com a presença do prefeito Ramon Wollinger, do presidente da Câmara de Vereadores, Ângelo Ramos Vieira, e do comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Renato Moacir Bento, além de familiares e professores.
Implantando no Estado em março de 1998, o programa é desenvolvido em Biguaçu desde o ano 2000, sendo o município um dos pioneiros em Santa Catarina, um dos Estados da Federação com maior formação de alunos. Em Biguaçu, 15.973 crianças foram assistidas pelo programa – que totaliza 1.251.472 em 19 anos de existência.
O objetivo do Proerd é criar um fator de proteção aos estudantes das escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, buscando a valorização da família e contribuir para o fortalecimento de uma cultura de paz e de uma vida saudável longe das drogas.
As aulas são ministradas por policiais fardados e orientam as crianças sobre os males que as drogas, sendo elas lícitas e ilícitas, e a violência causam na vida dos cidadãos. Na formação trabalha-se ainda questões que colaboram na formação do caráter, cidadania e dignidade.
Participaram das atividades deste primeiro semestre a escola municipal Donato Alípio de Campos, escolas estaduais Areias de Cima, Cônego Rodolfo Machado, Maria de Lourdes Scherer, Alexandre Sérgio Godinho, Santo Antônio, Eloísa Maria Prazeres de Farias, José Brasilício e Teófilo Teodoro Régis e escolas particulares Centro Educacional Conhecimento e Colégio Super Incentivo.
“Quero parabenizar a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, principalmente nossos amigos do 24º Batalhão de Biguaçu, pelo trabalho que é realizado nas escolas. Participo das formaturas desde que o Proerd foi implantado em Biguaçu e é gratificante ver as crianças aprendendo a trilhar o caminho do bem, se mantendo longe das drogas”, discursou o prefeito Ramon.
O comandante da Polícia Militar em Biguaçu agradeceu o apoio do Executivo Municipal e da Câmara de Vereadores nas ações que são desenvolvidas no município e da importância das famílias na formação das crianças. “O trabalho que é feito pelos policiais em sala de aula deve ter uma continuidade em casa, na família, com a participação dos pais que devem orientar seus filhos e acompanhá-los no dia a dia”, finalizou o tenente-coronel Renato Moacir.
O evento teve também a presença dos vereados Elson João da Silva e Nei Cláudio da Cunha, do subtenente da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, Sydni Luiz Lisboa, da diretora da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Rocha de Carvalho e do casal Emerson Luiz da Silva e Rafaela Martins Soares da Silva que no ato representaram todos os pais dos formandos.