Com a participação da Cevid (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica), foi realizada nesta semana a primeira ação de capacitação da equipe multidisciplinar da Escola Básica Fernando Brugemann Viegas de Amorim, localizada no vizinho município de Biguaçu, com vistas na prevenção e coibição da violência doméstica e familiar contra as mulheres, através do projeto “VerbalizA: quem VerbalizA se conecta!”.
O projeto VerbalizA foi idealizado pela psicóloga escolar e servidora da rede municipal Taís Boneti, da comarca de Cunha Porã, para desenvolver e/ou potencializar o autocontrole emocional das crianças e adolescentes da Escola Núcleo Número Um, por meio de um processo de educação emocional, intervenções, dinâmicas, discussões e atividades Iúdicas.
E, por acreditar que o autocontrole emocional pode ser a chave na prevenção da violência doméstica e familiar, o projeto agora será aplicado como piloto na Escola Básica Municipal Fernando Brugemann Viegas de Amorim, a crianças entre 10 e 14 anos.
O TJSC firmou o convênio n. 79/2024, com os municípios de Biguaçu e Cunha Porã, para aplicação do projeto piloto na comarca de Biguaçu.
Nesta semana ocorreu a primeira capacitação feita pela plataforma Teams. Participaram Cibelene Piazza Ferreira, assessora da Cevid; Taís Boneti, idealizadora do projeto VerbalizA; Cristiane Cordeiro Machado, advogada e professora da Faculdade Anhanguera; e a psicóloga Fernanda, da escola Viegas. O projeto será implementado na escola em março de 2025.
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa