De 11 a 14 de julho os profissionais da Equipe de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família de Biguaçu, do Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev) Biguaçu, realizaram a Semana da Saúde Bucal, com intuito de levar a prevenção em saúde bucal à nove instituições do município e assim reduzir os possíveis tratamentos curativos. Os dentistas e auxiliares foram divididos em dois grupos para que a abrangência fosse maior. Em outubro, quando são comemorados os dias mundial e nacional do dentista, a ação será realizada novamente.
“Foram realizadas palestras educativas referentes a higiene bucal, cuidados com a cavidade bucal e alimentação saudável, além da distribuição de kits de escovação que incluem escova de dentes, fio dental e creme dental, para a escovação supervisionada e atividades lúdicas”, explica a dentista Giana Brancher, coordenadora da Equipe de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família de Biguaçu.
Além da coordenadora, participaram da atividade os dentistas Ana Luiza Piccoli, Júlia Michels e Kléber Moreira, os auxiliares de dentista Carmen Alves, Cláudia Gonçalves, Leila Anália Pereira, Lucieny Mendes, Marcia Galliani e a técnica administrativa Samara Nau. A equipe visitou a Apae, o Abrigo Chico Xavier, Caps (Centro de Atenção Psicossocial), Casa Lar Vovó Sebastiana, Casa Lar Municipal, Lar Anjo Querido, Lar do Idoso Osvaldo Alípio da Silva e Recria.
Na Apae foram realizadas avaliações individuais e os casos com necessidade foram encaminhados ao CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) com atendimento prioritário para pacientes com necessidades especial. Nesse dia também participaram das atividades a dentista Priscila Pereira, do CEO, e o educador físico Arlindo Neis Neto que auxiliaram a desenvolver atividades lúdicas aos alunos.
Carolina Rech – CEO da CODE Comunicação Criativa