Assessoria – A Secretaria de Saúde de Biguaçu promoveu na manhã desta terça-feira (16/10) uma capacitação para os profissionais da Atenção Básica da Rede sobre atualização de reanimação cardiopulmonar adulto e pediátrico. A palestra foi apresentada pela Dra. Nazaré Otília Nazário, professora do curso de Medicina da Unisul.
O encontro, realizado no auditório da Univali, campus B, contou com a participação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), enfermeiros e técnicos, bem como da secretária municipal de Saúde, Genivalda Ronconi, da superintendente da pasta, Andréa Coelho e da enfermeira voluntária, Núbia Madeira.
“A importância de um atendimento inicial de reanimação antes da entrada no serviço de emergência aumenta significativamente a recuperação dos pacientes com parada cardiorrespiratória sem sequelas. Por isso as equipes de Atenção Básica precisam estar treinadas e preparadas, pois atitudes simples salvam vidas”, explicou Dra. Nazaré.
A secretária de Saúde destacou que as qualificações técnicas dos profissionais da rede devem prosseguir, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP). “Em momentos como este todos podem trocar informações e vivências, que sabemos que em nosso dia a dia são inúmeras com os pacientes e os mais diversos casos. Na saúde, não temos apenas um trabalho, mas uma missão, de tratar a todos com dedicação”, completou.
Além das ações necessárias para reanimação de adultos e crianças em caso de parada cardiorrespiratória, durante o encontro também foi abordada a Manobra de Heimlich, método eficaz na desobstrução das vias respiratórias por corpos estranhos.
Após o término da capacitação, os participantes receberam certificados com carga de quatro horas/aula.