Foi apresentado na noite de quarta-feira (26) ao prefeito Ramon Wollinger e secretários municipais o Programa de Desenvolvimento Local (DEL), um modelo de gestão da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) visando o desenvolvimento econômico sustentável do município. A reunião foi promovida pela Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu (Acibig), no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
A iniciativa busca unir poder público, empresários locais e sociedade civil organizada na busca de soluções para problemas, identificar as potencialidades e planejar o desenvolvimento do município em médio e longo prazos. O DEL já está presente em 16 cidades catarinenses e em outras sete já está em fase de implantação.
Para o prefeito Ramon, “através dessa iniciativa, queremos dar um norte, uma direção para o nosso município, traçando metas e com planejamento. Se trata de uma ferramenta de trabalho muito importante, que estimula a interação entre as diversas secretarias e órgãos municipais e envolvendo a população na tomada de decisões em busca de uma cidade melhor para todos”.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Tijucas (Acit), Rogério de Souza, esteve presente ao encontro acompanhado por membros do Núcleo de Jovens Empresários da entidade, para contar sobre o sucesso do programa no município. “A frase que nos fez aderir ao DEL foi: o que queremos para a cidade para os próximos 20 ou 30 anos? Após isso, iniciamos um trabalho de sensibilização junto ao prefeito e aos candidatos, pois estávamos em ano eleitoral. Lideranças são reunidas, pessoas que se preocupam com a cidade e que desejam somar e unir forças, pois somos todos responsáveis pela cidade”, afirmou Souza.
Através do DEL, após a primeira etapa de levantamento de dados e diagnóstico, são formados um conselho e câmaras técnicas por áreas, como turismo, meio ambiente, infraestrutura etc, com a participação de gestores públicos e da população. Segundo a consultora da Facisc, Carina Casanova, “o programa leva as pessoas a saírem do lado da crítica para a solução, buscando o desenvolvimento sustentável do município por meio de ações coletivas e colaborativas”.
Estiveram presentes à reunião a presidente da Acibig, Sandra Molinaro, o diretor da entidade, Douglas Borba, e o secretário executivo Hermes de Azevedo.