A Prefeitura de Biguaçu, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC), promoveu mais uma ação estratégica do projeto “Agroturismo em Biguaçu”. Com o objetivo de realizar o reconhecimento territorial para atividades de cicloturismo, uma equipe percorreu cerca de 30 quilômetros e visitou oito propriedades, nos bairros Alto Biguaçu e Três Riachos. O grupo visitou no sábado, 10 de julho, os seguintes espaços:
- Cabanha Salgareda;
- Flores e Sabores Biguá;
- Extrato da Natureza Orgânicos;
- Sítio de Orgânicos Essência da Terra;
- Chácara Chico Tesser (hospedagem);
- Bragamel Apiários;
- Viveiro Três Riachos;
- Sítio Luar do Sertão.
Os participantes puderam realizar o mapeamento das potencialidades rurais em termos de experiências e produtos, além de estimular a aproximação entre os empreendedores locais e os responsáveis por criar roteiros de turismo.
Leia também:
Projeto ‘Agroturismo em Biguaçu’ abre novas oportunidades para a agricultura familiar
Segundo a consultora do Sebrae, Alessandra,“o potencial de Biguaçu para circuitos de pedal é imenso, com grande possibilidade de atratividade de visitantes para esses destinos. É possível encontrar uma demanda espontânea pelas estradinhas do interior, muitos ciclistas já percorrem esses trechos, que contam com paisagens rurais belíssimas. O que está sendo feito agora é conectar todos esses potenciais e apresentar ao mercado em forma de produto”.
O primeiro circuito de ciclo passeio no município será formatado pela empresa Viajar Leve e deve ocorrer no próximo dia 14 de agosto. A proposta é permitir que visitantes experienciem a rotina e a cultura local, apreciando a paisagem, conversando com os produtores rurais e praticando uma atividade física integrada à natureza.
O grupo é formado pelos secretários de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Davi Oliveira, de Pesca, Agricultura e Aquicultura, Pedro Nau, pelo gerente de Turismo, Luiz Gustavo da Silva, pelo diretor geral de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos de Azevedo, pelos representantes das comunidades rurais, Luciano Zanghelini e Leila Schlemper, pelos representantes da empresa Viajar Leve, Halan Moreira e Vanessa Lemos, pelo representante da empresa Descubra Floripa, Gilberto Medeiros, pelos representantes do seguimento de Ecoturismo, Jean Farias e Douglas, pela consultora do Sebrae-SC, Alessandra Koerich e demais convidados.