Projeto auxilia professores no trabalho de conscientização ambiental dos alunos

Publicidade

Projeto Circuito Ambiental na EEBM Donato - Ellen SezerinoAs primeiras semanas de julho marcaram o encerramento do ciclo de atividades do primeiro semestre de 2015 do Projeto Circuito Ambiental, ação do Programa de Educação Ambiental da Autopista Litoral Sul. O Projeto tem como objetivo desenvolver atividades educativas na região onde está sendo construído o Contorno Rodoviário de Florianópolis.

O Circuito Ambiental é uma das ações do Programa de Educação Ambiental da Autopista Litoral Sul nos municípios de Biguaçu, São José, Governador Celso Ramos e Palhoça.

Continua após a publicidade

Ao longo do primeiro semestre, a equipe de Educação Ambiental realizou encontros com turmas do 1º e 2º ano de oito escolas. Cerca de 600 crianças participaram do projeto e aprenderam sobre conservação do meio ambiente, destino correto para o lixo, segurança no trânsito e fauna e flora local. Os temas abordados pelos educadores ambientais também foram utilizados pelos professores nas demais atividades curriculares.

Depois da teoria, os alunos e professores desenvolveram atividades práticas como, por exemplo, a produção de maquetes e placas ilustrando a sinalização correta de trânsito e a confecção de brinquedos com materiais recicláveis.

Para a supervisora educacional da Escola Professor Donato Alípio de Campos, de Biguaçu, Filomena Padoan, os alunos demonstraram um interesse muito grande por esse tipo de atividade, que complementa o aprendizado da sala de aula. “Os alunos, mesmo com pouca idade, trazem exemplos da família, discutem, perguntam e se interessam. Com certeza essas atividades farão muita diferença na conscientização ambiental e na prática do dia a dia”, completou a educadora.

Eunice Gerônimo, professora da Escola Básica Professora Laurita Wagner da Silveira, de Palhoça, constata que atividades lúdicas trazidas para a sala de aula fazem com que os alunos se percebam parte do meio ambiente e, dessa forma, ajam para interferir e modificar o espaço. “Os alunos percebem que não podem só assistir e aceitar a situação ambiental como está. Eles notam que podem transformar o seu ambiente e interferir para tornar o mundo um lugar melhor”, destacou.

Em São José, umas das escolas que recebeu os educadores ambientais da concessionária foi a Escola de Ensino Fundamental Califórnia. No encontro de encerramento, as duas turmas, de 1º e 2º ano, mostraram os diversos brinquedos e apetrechos feitos com materiais como caixas de leite, garrafas pet, tampinhas de garrafa e outros materiais que iriam para o lixo. A professora do 1º ano da EEF Califórnia, Claudia Phelippe, ressalta que os alunos ficam interessados nesse tipo de atividade, pois são assuntos que fazem parte da didática de sala de aula e da realidade de cada um. “Além das temáticas do meio ambiente, o esclarecimento sobre as obras do Contorno também é muito importante, já que a obra está aqui perto e eles veem que é algo positivo e não um transtorno”, enfatiza a professora.

No segundo semestre o Projeto Circuito Ambiental será ministrado para professores e alunos de turmas de 8º e 9º anos.  As escolas que participaram do projeto no primeiro semestre foram:

Alunos da EEBM Donato recebem Projeto Circuito Ambiental - Ellen SezerinoPalhoça:

E.B.M Prof. Laurita Wagner da Silveira

E. B. M. Nossa Senhora de Fátima

Escola Frei Damião

Biguaçu:

E. B. M. Professor Donato Alípio de Campos

Governador Celso Ramos:

E. B. M Prof. Elvira Sarda da Silva

São José:

C.E.I Santa Ana

E.E.F Califórnia

C.E.M Santa Terezinha

Fonte: Autopista Litoral Sul

Publicidade