O setor de Odontologia, da Secretaria de Saúde de Biguaçu, iniciou no último mês de abril o projeto Placa Social, oportunizando tratamento gratuito para os munícipes que sofrem de Bruxismo (ranger os dentes de forma involuntária), que pode gerar dor de cabeça, dores musculares na face e cansaço na mandíbula.
Com a iniciativa, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município passam a ter acesso facilitado a placas de acrílico que servem para proteger os dentes do desgaste causado pela condição.
A avaliação inicial dos pacientes é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O dentista realiza a análise dos casos e após faz o encaminhamento para o serviço especializado, responsável pela confecção e fornecimento dos protetores.
Para a paciente Vanny de Souza, “foi muito satisfatório descobrir que esse tratamento está sendo oferecido gratuitamente em Biguaçu. Antes, para ter acesso à placa era preciso se deslocar para Florianópolis. Estou usando e fazendo os ajustes necessários há apenas alguns dias e já consigo sentir a diferença”.
Desde a sua implementação, o projeto contemplou cerca de 10 pessoas, proporcionando alívio dos sintomas causados pelo Bruxismo e, assim, assegurando maior bem-estar e qualidade de vida para a população.
Projeto Placa Social oportuniza tratamento para o bruxismo para a população de Biguaçu
Saúde
1 Min Read