A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (24), uma operação policial nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, para desmantelar uma quadrilha que fraudava a emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em SC, as diligências ocorrem nas cidades de Tijucas, Itapema e Balneário Camboriú; no PR, nas cidades de Pinhais, Araucária e Piraquara; e no RS, nas cidades de Taquara, Novo Hamburgo, Parobé, São Leopoldo, Rolante e Uruguaiana.
Os policiais estão cumprindo nove mandados de prisões temporárias, 21 de condução coercitiva e 32 de busca e apreensão. As medidas cautelares foram expedidas pelo 1ª Vara Criminal de Balneário Camboriú e são frutos de investigação de aproximadamente um ano pela Polícia Civil catarinense.
De acordo com as investigações, um grupo criminoso envolvendo integrantes de centros de formação de condutores da região de Balneário Comburiu, do período de 2012 a 2016, captou inúmeras pessoas residentes nos estados no Rio Grande do Sul e Paraná, a fim de realizarem exames e cursos naquela cidade. Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Santa Catarina estariam envolvidos.
Os candidatos para realização dos exames de habilitação oriundos dos estados do RS e PR, apresentaram declarações de residências ideologicamente falsas, formalizadas por pessoas ligadas diretamente às autoescolas, a fim de realizarem os exames e, por sua vez, obterem a CNH. Há casos, inclusive, que foram constatadas a apresentação de faturas de empresas de telefonia falsificadas, exclusivamente com o fim de transferir o procedimento para Santa Catarina. As investigações contaram com a apoio da Gerência de Habilitação do Detran.
A Operação é coordenada pela Polícia Civil catarinense, por meio da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio Público da Diretoria Estadual de Investigações Criminais e 29ª Delegacia Regional de Balneário Camboriú, e conta com o apoio das polícias civis dos dois estados vizinhos.