Quinta-feira terá declínio acentuado de temperatura em Santa Catarina

Publicidade

No decorrer da quinta-feira (27) uma massa de ar frio e seco, de moderada a forte para a época do ano, avança pelo Sul do Brasil, provocando declínio acentuado de temperatura nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, e no decorrer da tarde no Litoral e Norte do Estado de Santa Catarina.

Essa massa deixa o amanhecer de sexta-feira (28) e de sábado (29) com temperatura baixa em todas as regiões, variando de 0°C a 5°C nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e Planaltos, com chance de geada especialmente no Planalto Sul.  No Vale do Itajaí e no Litoral a previsão é de mínimas de 7°C a 10°C. Apesar do frio fora de época o sol volta a predominar no Estado.

Continua após a publicidade

Chuvas, mar agitado e alagamentos

Na quinta e sexta-feira e sábado (26, 27 e 28) o vento de Sul intenso e persistente deixa o mar muito agitado a grosso com ondas altas com picos de 3,0 a 5,0 m (especialmente em áreas mais afastadas da costa), trazendo risco para atividades de navegação e pesca no Litoral de SC, devido a influência de Ciclone Extratropical.

O mar agitado a grosso traz risco de ressaca na área costeira catarinense, especialmente ao sul de Itajaí.

Essa condição associada à maré astronômica (amplificada pela lua nova) pode ocasionar alagamentos isolados especialmente nas áreas mais baixas da costa catarinense, tais como: Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros. Os alagamentos podem ocorrer até o domingo.

As informações são da Epagri/Ciram.

Publicidade